SANTO GRÃO CELEBRA O DIA NACIONAL DO CAFÉ COM MICROLOTE EXCLUSIVO: CAFEÍNA?

Santo Grão celebra o Dia Nacional do Café com microlote exclusivo: CAFEÍNA? Um café raro e especial do Cerrado Mineiro

Em um lugar remoto do Oceano Índico, na Ilha Reunião, a natureza presenteou o mundo com um café excepcional: a cultivar Laurina. Fruto de uma mutação natural da Bourbon no século XIX, essa joia rara chegou ao Brasil na mesma época e encontrou seu lar ideal no Cerrado Mineiro. Para celebrar o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio, o Santo Grão apresenta o microlote “CAFEÍNA?”, feito com grãos 100% Laurina. “É uma edição especial para a data e uma ótima oportunidade de conhecer este café singular. O nome diz tudo: menos cafeína, mais suavidade e um sabor que revela as delicadezas dessa joia do Cerrado Mineiro“, comenta Natália Braga do Santo Grão. A principal característica dessa espécie é o seu teor naturalmente baixo de cafeína, cerca de 50% menos do que o típico grão Arábica. E, por sua natureza rara e baixa produtividade, o cultivo da Laurina exige cuidado redobrado. É preciso dar atenção especial a cada planta para garantir a qualidade. Os grãos são colhidos à mão e fermentados em tanques de inox por 60 horas. Esse processo meticuloso revela a doçura natural da planta, realçando as notas de frutas tropicais como ciriguela e laranja, além de uma textura cremosa que conquista o paladar. “O Cafeína é ideal para quem busca um café saboroso sem os efeitos estimulantes excessivos. Com baixo teor de cafeína, surpreende com um sabor complexo e delicado”, finaliza Natália. O novo microlote já está disponível nas unidades do Santo Grão e e no site. Vem em pacote de 200g – em grãos ou moído – e custa R$ 105,00. Também pode ser degustado pelos frequentadores do Santo Grão.

Ficha Técnica

Fazenda: Daterra

Região: Cerrado Mineiro – Patrocínio – MG

Altitude: 970m Características: Frutas tropicais, ciriguela, laranja, melaço, cremoso e com acidez única. Cultivar: Laurina (Naturalmente com menos cafeína, cerca de 0,6%*, 50% menos que outras cultivares Arábicas)

Ponto de Torra: Clara Processo: Natural Fermentado Anaeróbico

Sobre o Terroir Cerrado Mineiro

Clima característico do bioma, média de temperatura que possui pouca variação ao longo do ano. Durante o período de maturação do fruto o clima é mais seco que em outras regiões e por isso o café tende a amadurecer no pé e quase secar, esse detalhe promove mais desenvolvimento de açucares no fruto, por consequência, se expressa na bebida com maior percepção de dulçor e presença de corpo. O solo é variado e um pouco ácido e requer correção e expertise dos produtores em trazer diversidade de flora e fauna para melhorar a qualidade do solo para a produção cafeeira.

Sobre o Santo Grão – A história do Santo Grão começa em 2003 quando o empresário Marco Kerkmeester inaugurou sua primeira loja na Oscar Freire. O nome vem da crença de que cada pessoa tem um “Santo” dentro de si, um “grão”. O papel do Santo Grão é ser uma incubadora para que estas sementes floresçam.

Hoje o Santo Grão conta com sete lojas que oferecem, além do ambiente de café, restaurante e lounge. São sete unidades em São Paulo – Oscar Freire, Itaim, Morumbi, Cidade Jardim, Vila Madalena, Edifício Une – e uma em Curitiba – Pátio Batel. Na unidade Oscar Freire, há também cursos para apaixonados por café e profissionais da área. Já a marca de café Santo Grão, composta por inúmeros blends e edições inéditas (microlotes), está presente em mais de 300 estabelecimentos do Brasil e disponível no site.

Deixe um comentário